Conheça o significado e um pouco mais sobre o que quer dizer HQ

Para aqueles que não têm muito acesso ao conteúdo, fica um pouco complicado de entender algumas siglas aleatórias, como por exemplo: HQ! Mas aqui nesse texto explicaremos o que significa esse termo e de onde veio para que assim você possa estar por dentro dessas informações quando for necessário.

Mesmo que você não tenha tanto conhecimento do assunto, pelos contextos em que está inserido, já deu para entender que HQ vem de História de Quadrinhos, não é mesmo?

Porém sabemos que não é só isso, há uma série de questões que acompanham esse termo e para além disso, vamos expor aqui ainda, alguns dos tipos de HQ’s que existem no mundo. Há alguns tipos que você já ouviu falar e outros que são uma verdadeira novidade, para quem já conhece o termo e para quem nunca viu.

Então se você tem curiosidade sobre o assunto e quer entender um pouco mais, siga acompanhando que descobrirá coisas inéditas.

O QUE DE FATO SIGNIFICA O TERMO?

Muitos já sabem que significa História em Quadrinhos, porém o termo surgiu do inglês headquarters, que quer dizer “história em quadrinhos” no português e daí surgiu a sigla HQ.

O que é HQ?

 A HQ é um gênero bem interessante, que alcançou e agradou um público variado, desde crianças, jovens a adultos. E é por existir essa diversidade que há hoje dia variados tipos de HQ’s cada um que satisfaz a grupos diversos.

Sendo a HQ uma forma de narrar histórias de uma forma divertida, as pessoas encontraram mais facilidade para ler, já que essas histórias são que essas narrativas são ilustradas através de desenhos em quadrinhos compostos por falas em balões que geram um conteúdo visual rico.

No entanto, além desse caráter mais dinâmico, o gênero usa tanto recursos verbais quanto não verbais e fato de não ter fala, não prejudica a história devidos os desenhos.

Com o gosto aprovado por um grande número de pessoas, empresas como Marvel e DC lucraram e lucram muito com esse tipo de conteúdo. Elas produzem tanto os próprios quadrinhos, quanto filmes a partir dos quadrinhos, o que é um sucesso total e atrai pessoas de todas as idades.

ALGUNS TIPOS DE HQ

A seguir alguns dos variados tipos de HQ, ou seja, recursos contam algum tipo de história utilizando desenhos:

  • Mangá: este tipo é uma HQ de origem japonesa, produzida com fins comerciais. O mais incomum é a ordem de leitura, que acaba por confundir muitas pessoas. Há ainda aqueles que confundem mangás com gibis, o que para alguns é considerado um crime. Nos mangás, a capa é a única parte que é colorida, o resto inteiro desse estilo de HQ é em preto e branco. É dos Mangás que são produzidos os famosos “animes”;
  • Gibi: O lugar onde a HQ é produzida influencia muito, pois os traços dos desenhos mudam muito. O Gibi, por exemplo, assume um caráter mais nacional, também é criado com fins comerciais, mas é feito com base no cartoon e visa um público infantil, apesar de muitos adultos gostarem. Exemplo: Turma da Mônica;
  • Cartoon: nessa HQ é onde os personagens ganham vida e são representados. Qualquer coisa pode ser desenhada e representar um cartoon nesse tipo de HQ. É com base nos cartoons que são criados os desenhos animados;
  • Caricatura: Esse tipo de HQ serve para fazer homenagens, mas por alguns são vistas como ofensa, já que são representações de personalidades que já existem ou não, mas nesses desenhos são exageradas algumas partes do corpo. Alguns leem isso como forma de criticar algo na personalidade;
  • Charge: A charge é uma HQ que possui um sentido próprio. Através conteúdo verbal e não verbal essa história em quadrinho critica e ironiza algumas questões socais, geralmente de cunho político. E há quem ache cômico;
  • Comics: Esse tipo de HQ, assim como o Gibi e o Mangá, também possui caráter comercial, a diferença é que possui traços diferentes e são originais dos EUA e Canadá. Essa HQ é a base de muitas histórias conhecidas, como O homem aranha, Batman, etc. Ou seja, a essência das Comics é criar histórias de super-heróis.

Além desses tipos, ainda há vários outros, mas esses são os mais conhecidos. Algo que é perceptível é que dependendo do país onde é produzido, mudam os estilos dos desenhos, a forma de contar a história e o nome para designar a HQ.

Um bom exemplo disso, é que em lugares como: Fumetti (Italiano), Manhwa (coreano), Manhua (chines), Historietas (Argentino), entre outros. Em todo lugar há uma forma diferente de contar uma história e isso é muito interessante, não é mesmo?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a HQ e sabe que existem vários tipos, para vários públicos e com diferentes formas de narrar alguma história, não vai mais fazer confusão, certo?

Então se te ajudamos com sua dúvida, não se esqueça de voltar para ver mais publicações como esta, que buscam, sobretudo, sanar suas indagações.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comics