Aprenda o que é uma historia em quadrinhos e como produzir!

Uma narração feita através de quadros que se comunica com o leitor por meio de falas em balões e que além de personagens únicos, possui uma arte visual sempre inovadora, essa pode ser a definição de história em quadrinhos. Sem falar que os temas abordados estão cada vez mais surpreendentes.

Mesmo assim, nos dias de hoje ainda existem aqueles que pensam que as histórias em quadrinhos são para crianças, ou que é uma “revistinha”.

Porém, tal ideia não condiz muito com a realidade, pois ao redor do mundo existem fãs de todas as idades. Além disso, trabalhar na produção de uma história em quadrinhos é coisa séria e exige muito do artista.

Mas isso é só uma parte da história, mais a frente vamos falar sobre tudo que envolve essa maravilhosa arte que a cada dia nos conquista cada vez mais.

NONA ARTE EM QUADRINHOS

Mesmo que o título de nona arte já pertença aos quadrinhos pelo fato de eles apresentarem a fala, a cor e a imagem de forma magnifica, a sua aceitação ainda não é unanime, pois existem aqueles que julgam mal as histórias em quadrinhos pelo seu posicionamento comercial.

Porém, esse preconceito é ultrapassado, afinal quem disse que arte não pode ser lucrativa? Esse trabalho incrível tem o direito de ser valorizado.

Mas deixando essas ideias negativas de lado. Você já parou para observar os detalhes de uma história em quadrinho? Nossa, é mágico! Confira as suas principais características:

  • Os personagens, estes são fundamentais. Alguns são amados e outros odiados, a verdade é que um bom personagem pode fazer fama de um;
  • Os cenários, atualmente são os mais variados, sua riqueza de detalhes é o que os tornam cada vez mais realista. A profundidade de um cenário é capaz de colocar o leitor dentro da história;
  • As tramas que na maioria das vezes tomam rumos inimagináveis, são de fato a alma das histórias em quadrinhos;
  • Os traços que dão vida a tudo isso. Aqui o talento do artista é fundamental, pois talvez o mais difícil seja colocar toda essa magia no papel.

Convenhamos que o título, apesar de não agradar a todos, é merecidíssimo.

O PAPEL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SOCIEDADE

A ideia de que apenas os livros de literatura possuem conteúdos relevantes já está enraizada há muito tempo no pensamento de grande parte da população. E de fato a literatura é capaz de ser surpreendente quando a compreendemos.

Porém, as histórias em quadrinhos também podem apresentar muito mais que apenas diversão, nas suas páginas temos, entre linhas, realidade.

Além de trazer drama, terror, comédia, ficção, ação, enigmas e inclusive, romance, os quadrinhos tem um papel importante na sociedade. Veja a seguir alguns pontos que possuem ligação direta com essa arte moderna:

  • Educação, as histórias em quadrinhos não trazem apenas entretenimento. Na educação essa arte, se bem utilizada, pode incentivar a leitura e aguçar a criatividade.
  • Conhecimento; as histórias precisam apresentar novidades. Por isso os quadrinhos estão sempre atualizados, apresentando os avanços tecnológicos e algumas vezes até a frente do nosso tempo.
  • Respeito, quando se analisa as situações abordadas nas histórias é notável a semelhança com a nossa própria realidade. Através disso pode-se aprender a respeitar a diversidade que está presente em todos os lugares.

As histórias em quadrinhos tem a sua influência  na sociedade,  elas vem abordando temas  atuais como:

  • Racismo
  • Sexualidade
  • Politica
  • Feminismo

Então, agora que você conhece um pouco mais sobre essa fabulosa arte visual, talvez você dê uma chance para os quadrinhos ou talvez o seu amor por ele tenha aumentado no caso de já ser um fã.

Trazer informações para você é sempre uma honra e se você gostou do que viu aqui, pode continuar acompanhando as nossas postagens.