Skip to main content

As habilidades essenciais e técnicas para ter sucesso no Quadrinismo!

A CNBC, o Washington Post, o Business Insider e até geeks de quadrinhos como Seth Meyers concordam, o mercado de quadrinismo é quente. Com o aumento dos filmes baseados em histórias em quadrinhos durante a última década, como Deadpool, Ant Man e Guardians of the Galaxy, a indústria de quadrinhos testemunhou uma alta nunca vista desde 1997, com um aumento nas vendas durante cada um nos últimos cinco anos. Mesmo webcomics como Twokinds, Replay e Not A Villain se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos.

Um quadrinista ou artista de graphic novel produz trabalhos em forma cômica e pode produzir toda a tira, ou contribuir para apenas uma parte dos quadrinhos. Eles transmitem humor ou contam uma história sobre situações cotidianas, tendências recentes, eventos atuais e mundos inventados. Não é incomum que uma equipe esteja envolvida na criação de uma história em quadrinhos.

Um artista pode criar apenas as figuras-chave nos quadrinhos, enquanto outro artista ou artistas criam os planos de fundo, e um escritor ou escritores escrevem o roteiro. Também é importante notar que esses papéis podem ser intercambiáveis, e um artista que desenha um personagem pode ser incluído para escrever uma parte ou todo o roteiro.

Como os campos de ilustração e design, a indústria de quadrinhos e graphic novel é muito competitiva, e você deve ser extremamente talentoso para ter sucesso. E, seu primeiro trabalho apenas começando pode não ser como um artista de quadrinhos. No entanto, um trabalho de nível de entrada com uma editora ou produtora de filmes ainda pode oferecer valiosas oportunidades de desenvolvimento de habilidades que você pode usar mais tarde.

Habilidades essenciais do Quadrinismo

Embora a maioria das pessoas possa se tornar uma artista de histórias em quadrinhos, existem várias habilidades essenciais que você precisará para chegar a esse setor. Obviamente, a habilidade mais importante a ter é a habilidade artística e um talento natural para desenhar, seguido de perto pela capacidade de conceituar. Criatividade, imaginação, habilidades interpessoais e destreza manual também são habilidades que todo artista de quadrinhos deve possuir.

Quadrinismo

Como muita arte em quadrinhos é gerada digitalmente, mesmo para quadrinhos impressos em jornais ou outras publicações, os artistas precisam conhecer e dominar uma variedade de softwares gráficos, como o:

  • Photoshop;
  • Illustrator;
  • Made with Mischief;
  • Tablet Wacom também é indispensável.

O processo de criação de quadrinhos geralmente começa com um lápis na forma de esboços e desenhos no papel, então possuir um arsenal de lápis de 6H a 2B é importante. Como a maioria dos quadrinhos (se não todos) tem um personagem principal e alguns ou muitos caracteres secundários, um artista de histórias em quadrinhos deve saber como desenhar o corpo humano com precisão.

Técnicas para ter sucesso no Quadrinismo

Os artistas também devem ser capazes de contar uma história que leve os leitores (ou espectadores) a uma jornada através de painéis sequenciais de obras de arte. Você pode não ser o melhor escritor do mundo e pode ter um escritor como parte da equipe, mas ainda precisa ter uma história em mente; do início ao fim. Há provavelmente algumas dezenas de maneiras de entrar na indústria dos quadrinhos, e obter um diploma é um dos mais valiosos.

Embora um diploma não seja obrigatório, o nível de treinamento que você receberá pode ajudar na busca por um emprego, avançando nesse campo ou se ramificando por conta própria. A maioria dos artistas de quadrinhos vai ganhar um grau de arte com ênfase em desenho ou ilustração, onde aprendem várias técnicas de estúdio ou arte e design gráfico.

Uma alternativa para frequentar uma faculdade ou universidade de dois ou quatro anos é frequentar e obter um diploma em uma escola de arte privada. As escolas de arte costumam oferecer programas especializados em desenho e ilustração, com ênfase em graphic novel e quadrinhos, e cada vez mais em webcomics, mangás e animes. Webcomics, também conhecidos como Internet ou quadrinhos on-line, são publicados em um site; muitas vezes é um site pessoal de um artista, mas também sites como o Reddit, Imgur, Tapastic ou Webtoons, só para citar alguns.

Quadrinismo

Eles normalmente são publicados em horários regulares (de segunda a sexta-feira, 3X por semana ou nos finais de semana) e são gratuitos, embora a maioria dos artistas webcomic ganhe dinheiro através de anúncios no site, ou até mesmo vendendo camisetas com arte impressa. Dois dos webcomics mais populares hoje são xkcd e Saturday Morning Breakfast Cereal.

Estes quadrinhos são em forma de tira ou formato de painel único e geralmente escritos pelo artista. Normalmente, o assunto da maioria (não de todos) webcomics é um pouco mais de nicho do que a maioria dos quadrinhos impressos de jornais ou revistas, e o assunto é geralmente muito mais obscuro, ainda que a obra e o assunto variem muito. Embora a maioria dos artistas webcomic se atenha a uma apresentação simples; apenas obras de arte e palavras, algumas adicionam animações, música e movimento.

As habilidades essenciais e técnicas para ter sucesso no Quadrinismo!
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *